Não Abuse no Feriado

Ah, o prazer de comer! Segundo especialistas, fatores ligados a satisfação pela comida são tão importantes que vão além do apelo comercial. Pode-se comparar, por exemplo, a atos como ouvir música e até amar.

E, nesse processo todo, se explica o porquê é tão difícil entrar e manter uma dieta. Mas, olha que legal. Em uma matéria para a revista TPM, a nutricionista Fernanda Scagliusi desmente o que, para maioria das pessoas, é a única saída: dieta não é a solução para perder os quilinhos  a mais. Abrir mão do prazer na hora de comer pode até engordar.

“Esse efeito acontece quando o corpo entra em privação, como se fosse de drogas, e começa a ter uma série de consequências. Em primeiro lugar, o metabolismo do organismo diminui. Para se ‘defender’, o corpo absorve a pouca quantidade que a pessoa come e elimina quase nada. Além disso, o corpo se defende aumentando a vontade de comer. É uma equação que ficou sem recurso: gasta menos absorve mais e a fome aumenta”, diz Fernanda.

Portanto, já que tem feriado chegando por aí – momento em que tendemos a “enfiar o pé na jaca” e comer um pouquinho além da conta – a equipe de nutricionistas da Nutrella nos ajudou com dicas para evitar os exageros e não comprometer a saúde depois do feriado.

COMEÇANDO BEM O DIA
Independente da sua programação no feriado, um café da manhã rico em fibras é fundamental. Não pule essa refeição! Fazê-lo de forma equilibrada vai ajudar segurar a fome até o horário do almoço – que na maioria das vezes não tem hora certa para acontecer durante o feriado. Uma ótima opção para essa refeição são os pães feitos com farinha 100% integral, pois o grão preserva maior quantidade de fibras, vitaminas e minerais!

EXPLORANDO A GASTRONOMIA LOCAL
Se o feriado incluir passeios turísticos, onde você sabe que encontrará muitas opções de alimentos típicos da região, evite ir com fome, pois o risco de cometer exageros é sempre grande. Um lanche saudável e balanceado, com recheio leve de carnes, queijos magros e vegetais, é uma alternativa inteligente!

FERIADO ATIVO
Se o feriado incluir passeios com atividade física ao livre, como caminhadas e escalada, evite iniciar a aventura em jejum! Uma pequena refeição antes do exercício é fundamental para o fornecimento do principal combustível que será utilizado durante o passeio: o carboidrato. Pães com farinha 100% integral liberam a energia de forma mais gradual, evitando que se queime a massa muscular durante o exercício.

PRATICIDADE NO JANTAR
Se a noite faltar pique para preparar a janta, mais uma vez o pão integral entra como uma alternativa: ele pode ser utilizado para preparar diversas receitas que além de práticas e saborosas, são mais nutritivas que uma pizza, por exemplo.

PARA SE REUNIR
Se o feriado é sinônimo de juntar os amigos e família, certamente comes e bebes farão parte da reunião. Invista nos aperitivos mais saudáveis como, por exemplo, canapés frios, com base e recheios a base de queijo cremoso light e proteínas mais leves, como ricota, queijo branco e carpaccio de salmão.

O mais importante é você ter a consciência do que está comendo, reservar  tempo de dedicação ao que se está consumindo e, assim, você aproveitará bastante o feriado, sem peso na consciência quando ele acabar.

Fonte: Pluii

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